Em cerimônia realizada no dia 15 de outubro no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, o diretor-presidente do Tempero Arruda, Carlito Pereira da Costa, recebeu do Governos do Estado, pelas mãos da Secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), Elbe Brandão, o Selo de Responsabilidade Empresarial, edição 2009.
“É sempre bom quando temos nossos sonhos e projetos realizados, e melhor ainda, quando somos reconhecidos pela qualidade dos produtos e do serviço prestado à população. Sendo assim, receber o Selo de Responsabilidade Empresarial por parte do Estado é o coroamento de um trabalho que é feito com seriedade. Compartilho esta conquista com todos os nossos colaboradores, parceiros comerciais e clientes”, salientou o diretor Carlito Pereira.
A solenidade ocorreu durante o 7° Seminário Aberto em Minas Gerais – Responsabilidade Social Empresarial – IV Encontro Internacional, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Nessa primeira edição, o Programa concedeu o Selo a outras 18 instituições. O evento contou com a presença de, aproximadamente, 300 pessoas.
O Selo de Responsabilidade Empresarial é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas que identifica e reconhece empresas que investem no desenvolvimento do Norte e Nordeste do Estado. É desenvolvido pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte de Minas (Idene), em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS)/Instituto de Governança Social (IGS).
O objetivo do Programa é estimular ações que possibilitem a melhoria dos indicadores econômicos nas regiões do Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri e concretizar o princípio da governança social por meio de ações integradas entre os diversos setores da sociedade, estimulando a iniciativa privada a adotar posturas responsáveis de acordo com os pilares de desenvolvimento sustentável, desenvolvimento econômico, justiça social e preservação ambiental.
Para receber o Selo, o Tempero Arruda passou por um processo de acompanhamento das iniciativas propostas e em andamento, envio de relatórios mensais e comprovação de regularidade perante os órgãos fiscalizadores. Durante o processo, foi constatado que a empresa desenvolvia e possuia os requisitos exigidos para a concessão e utilização do Selo:
- estar em situação fiscal regular, respeitar a legislação ambiental, seguir as normas trabalhistas e atender as normas dos órgãos fiscalizadores competentes.
- desenvolver iniciativas que contribuam para modificar a realidade socioeconômica das regiões. As iniciativas são:
I) investir nas regiões Norte ou Nordeste de Minas ou ampliar as operações nessas regiões;
II) realizar ações para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento das regiões envolvendo seus habitantes, funcionários da empresa, sindicatos afins, fornecedores, clientes, empresas terceirizadas e organizações da sociedade civil;
III) incentivar a formação escolar ou profissional de seus funcionários;
IV) apoiar os micronegócios regionais, dando prioridade à contratação de serviços de empresas locais;
V) preservar o meio ambiente.
“Por meio de parcerias com o Estado e o terceiro setor, a empresa socialmente responsável deve contribuir com a população da região onde será inserida e exercer suas atividades econômicas, fazendo assim, investimentos em iniciativas sociais que visem melhorar a qualidade de vida do povo, tendo em vista que a mesma faz uso dos recursos naturais. Esses recursos, de certa forma, são um bem comum. Também devemos participar da vida da comunidade em retribuição à generosidade e receptividade com que somos acolhidos”, disse Carlito Pereira.