Carlito Pereira da Costa recebe Medalha de Mérito Industrial de 2010

Em solenidade de comemoração do Dia da Indústria, realizada no dia 27 de maio deste ano, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, a FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais entregou os Títulos de “Industrial do Ano” e “Mérito Industrial” às principais personalidades da indústria mineira e nacional.

Na ocasião, Carlito Pereira da Costa, indicado pela FIEMG Regional Norte e sindicatos afiliados, foi um dos trinta e um agraciados com a Medalha de Mérito Industrial 2010. O titulo é concedido anualmente à personalidades de destaque na economia, pelo trabalho realizado para apoiar e incentivar o desenvolvimento da indústria mineira.

Carlito é fundador e diretor presidente da empresa Arruda Indústria e Comércio de Temperos e Condimentos, acredita que seu empreendimento possui como principais parceiros seus colaboradores e a comunidade em que está inserida.

Com esta visão, durante os 16 anos de sua gestão, a empresa vem investindo e incentivando ações em beneficio destes parceiros, vindo a receber em outubro de 2009, do Governo de Minas Gerais, o “Selo de Responsabilidade Empresarial” em reconhecimento pela sua atitude e iniciativa social na região.

O empresário é sócio-gerente do Laticínio Vitória de Taiobeiras, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Taiobeiras, Presidente da Regional Alto Rio Pardo e Vale do Gorutuba da Federaminas e é membro atuante do movimento da Renovação Carismática da Igreja Católica.


O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, através do Decreto nº 40.983, tendo sido fixado o dia 25 de maio pelo Decreto nº 43.769, de 21 de maio de 1958. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial para homenagear industriais de destaque no cenário nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo Industrial Lídio Lunardi, presidente da CNI e da Fiemg.

Em Minas, a comemoração teve início em 1960, na gestão Fábio de Araújo Motta. Naquele ano, foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira, pessoalmente e através de suas famílias. Desde 1965, anualmente, no dia 25 de maio, ou em datas próximas, firmou-se a tradição da outorga da Medalha do Mérito Industrial a empresários de destaque. Os homenageados com esta Medalha são indicados pelos Sindicatos Patronais em todo o Estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham alguns pré-requisitos como: um mínimo de 10 Anos de comando empresarial, pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1976, foi instituído o título de “Industrial do Ano”, que é escolhido por Comissão designada pelo presidente da Fiemg.
(Texto: Portal Fiemg)