Em solenidade de comemoração do Dia da Indústria, realizada no dia 27 de maio deste ano, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, a FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais entregou os Títulos de “Industrial do Ano” e “Mérito Industrial” às principais personalidades da indústria mineira e nacional.
Na ocasião, Carlito Pereira da Costa, indicado pela FIEMG Regional Norte e sindicatos afiliados, foi um dos trinta e um agraciados com a Medalha de Mérito Industrial 2010. O titulo é concedido anualmente à personalidades de destaque na economia, pelo trabalho realizado para apoiar e incentivar o desenvolvimento da indústria mineira.
Carlito é fundador e diretor presidente da empresa Arruda Indústria e Comércio de Temperos e Condimentos, acredita que seu empreendimento possui como principais parceiros seus colaboradores e a comunidade em que está inserida.
Com esta visão, durante os 16 anos de sua gestão, a empresa vem investindo e incentivando ações em beneficio destes parceiros, vindo a receber em outubro de 2009, do Governo de Minas Gerais, o “Selo de Responsabilidade Empresarial” em reconhecimento pela sua atitude e iniciativa social na região.
O empresário é sócio-gerente do Laticínio Vitória de Taiobeiras, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Taiobeiras, Presidente da Regional Alto Rio Pardo e Vale do Gorutuba da Federaminas e é membro atuante do movimento da Renovação Carismática da Igreja Católica.
O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, através do Decreto nº 40.983, tendo sido fixado o dia 25 de maio pelo Decreto nº 43.769, de 21 de maio de 1958. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial para homenagear industriais de destaque no cenário nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo Industrial Lídio Lunardi, presidente da CNI e da Fiemg.
Em Minas, a comemoração teve início em 1960, na gestão Fábio de Araújo Motta. Naquele ano, foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira, pessoalmente e através de suas famílias. Desde 1965, anualmente, no dia 25 de maio, ou em datas próximas, firmou-se a tradição da outorga da Medalha do Mérito Industrial a empresários de destaque. Os homenageados com esta Medalha são indicados pelos Sindicatos Patronais em todo o Estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham alguns pré-requisitos como: um mínimo de 10 Anos de comando empresarial, pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1976, foi instituído o título de “Industrial do Ano”, que é escolhido por Comissão designada pelo presidente da Fiemg. (Texto: Portal Fiemg)